Espanha e Moçambique no acto de assinatura do novo MAP 2021-2024 em Madrid

Espanha e Moçambique renovam o seu compromisso de cooperação, com o novo Quadro de Parceria País (MAP, na sigla em espanhol), que vigorará por três anos, 2021-2024. Neste acordo, mais uma vez, se reforçam as linhas de acção conjuntas, a notória presença de intervenções de ONGD no terreno e o papel proeminente da cooperação bilateral entre os dois países. Especificamente, a Cooperação Espanhola continuará a trabalhar nas regiões prioritárias do Norte e do Sul, com especial atenção para a província de Cabo Delgado. Em números, este novo quadro de acção contará com 47 milhões de euros de ajuda ao desenvolvimento (AOD) gerida pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), dos quais 11 correspondem a cooperação delegada da União Europeia.
A cerimónia de assinatura teve lugar na passada quinta-feira na sede da AECID em Madrid e foi presidida pela Secretária de Estado da Cooperação Internacional de Espanha, Pilar Cancela, e pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Manuel José Gonçalves, a par de outras importantes figuras políticas em representação de ambos países.
A renovação deste compromisso assenta e segue a senda do Anterior MAP (2014-2016). Além disso, o novo acordo surge num momento crucial em que a Cooperação Espanhola celebra o seu 40º aniversário de presença no país. Fruto deste intenso trabalho entre múltiplos actores, o novo MAP 2021-2014 reforça a relação iniciada nos anos 80 entre Espanha e Moçambique após a assinatura, nessa altura, do Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica.